segunda-feira, 30 de abril de 2012

Feriadão: Pinheiros e Joinville se enfrentam na segunda partida das quartas de final do NBB

Por Renata Kelly
De São Paulo

A primeira partida das quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) ocorreu na última sexta-feira (27) entre dois clubes de grande adminiração: o campeão paulista Pinheiros/SKY e o insuperável catarinense Cia. do Terno/Romaço/Joinville. O duelo começou às 20h no estádio Centreventos, em Santa Catarina, e foi marcado por grandes jogadas, gritaria da torcida e expectativas para o próximo jogo. 

Os alas Marquinhos, do Pinheiros, e Kojo, do Joinville
Foto: Divulgação/LNB
Joinville deu o seu primeiro passo na classicação, fechando 1 a 0 na série melhor de cinco. A equipe precisa de mais duas vitórias para se classificar para a semifinal. Porém, estão jogando contra um dos melhores times do NBB. Pinheiros, para se classificar no segundo lugar da fase de classificação, venceu 21 partidas sendo derrotado apenas em sete. 

Na partida de sexta os destaques ficaram para dois atletas de Joiville: o ala Bishop, que marcou 23 pontos, e Kojo Mensah, que chegou a dez assistências e ao duplo-duplo. Além de Hilton, que fechou com 15 pontos e 10 rebotes. Já para os jogadores do Pinheiros, os destaques ficaram para o ala Marquinhos, responsável por 21 pontos, e os reservas Paulinho e Fiorotto, que ajudaram a equipe paulista a nivelar a partida no segundo tempo.

O próximo confronto da série melhor de cinco ocorrerá amanhã, feriadão de terça-feira (Dia Nacional do Trabalho), no ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo, às 19h, com transmissão do canal Sportv. Talvez, por jogar em casa e ter experimentado as táticas adversárias, Pinheiros apresente melhor desempenho e torne o jogo mais acirrado. 

Para ajudar você, torcedor do NBB, a entender melhor as vantagens e desvantagens das equipes, o blog Basquete Notícia preparou uma tabela especial sobre os melhores jogadores da partida. Confira!



PINHEIROS/SKY
TERNO/ROMAÇO/JOINVILLE
Time Base
Figueroa, Shamell, Marquinhos, Olivinha e Morro
Kojo, André Góes, Audrei, Bishop e Shilton
Ponto Forte
Tio de Ferro - O ataque do Pinheiros é um dos mais poderosos do NBB. Com 86,7 pontos por partida, aparece em terceiro neste fundamento. Destes pontos, 52,7 – o equivalente a 60,7% – saem das mãos do trio de ferro formado por Shamell, Marquinhos e Olivinha.
Rebotes - Com o trio Shilton, Bishop e Tiagão, o garrafão do time do Joinville é um dos mais consistentes quando o assunto é rebotes. Na série contra Limeira, nas oitavas de final, a equipe alcançou uma média de 34,2 rebotes por partida, acima dos 30,7 que o time acumula na temporada. Se considerarmos apenas o desempenho dos playoffs, os catarinenses liderariam o NBB no fundamento.
Ponto Fraco
Rebotes - Se marcar pontos não é um problema para os pinheirenses, já não se pode dizer o mesmo dos rebotes. Com média de 29,0 por partida, a equipe é a pior neste fundamento entre as oito equipes classificadas para as quartas de final.
Erros - Com a maior intesidade e tensão dos jogos de playoffs, subiu também a média de erros por jogo do Joinville. No acumulado da temporada, o time soma 12,3 erros por jogo, mas levando em conta apenas a série contra Limeira a média sobe para 14,6.
Destaque
Marquinhos - Ao lado de Shamell, Marquinhos forma uma das duplas de alas mais mortais do NBB. Eficiente em todos os fundamentos, o camisa 11 pinheirense acumula médias de 18,0 pontos, 3,8 rebotes e 2,4 assistências por partida na temporada 2011/2012, além de converter 41,2% dos arremessos de longa distância.
Kojo Mensah - O norte-americano Kojo Mensah chegou a Joinville com a temporada já em andamento, mas rapidamente se tornou um dos principais jogadores da equipe. Na primeira rodada dos playoffs, o armador foi fundamental para a classificação com médias de 17,4 pontos, 5,0 rebotes e 4,6 assistências.
6º Homem
Paulinho Boracine - Um dos fortes candidatos ao prêmio de melhor sexto homem da temporada, Paulinho Boracini chegou ao Pinheiros nesta temporada com a função de trazer pontos vindo do banco de reservas. E o armador vem cumprindo bem esta função e é o quarto cestinha da equipe, com 7,6 pontos, atrás apenas do trio de ferro.
Tiagão - O pivô Tiagão foi peça fundamental na vitória por 3 a 2 na série contra Limeira. Vindo do banco de reservas, o camisa 20 ficou em quadra uma média de pouco mais de 19 minutos e somou 10,6 pontos e 7,0 rebotes, bem acima de suas médias na temporada, que são de 6,3 pontos e 3,2 rebotes.
Fonte: Liga Nacional de Basquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário