quarta-feira, 25 de abril de 2012

Palmeiras bate o XV , quebra tabu, e conquista Copa Brasil Sudeste

Por Milena Antunes
De Mogi das Cruzes

Em jogo decisivo disputado na noite desta terça-feira (24), no ginásio da Academia de Futebol, em São Paulo, o Palmeiras derrotou o XV de Piracicaba por 85 a 72, fez 2 a 1 na série melhor de três jogos, e ficou com o título da Copa Brasil Sudeste. 

Palmeiras comemora título da Copa Brasil Sudeste depois de 35 anos 
sem conquistas nacionais
Foto: Fábio Menotti/Palmeiras/Divulgação
Com o apoio da torcida palmeirense, que lotou as dependências do ginásio, a equipe do técnico João Padola impôs uma defesa forte desde o início, e conduziu a partida num ritmo intenso do início ao fim, não ficando atrás do marcador em nenhum momento da decisão. O destaque do jogo foi o norte-americano Caleb Brown, cestinha do jogo com 26 pontos. 

A conquista alviverde põe fim a um longo jejum. Há 35 anos, o time adulto não conquistava um título nacional. O último tinha sido o Campeonato Brasileiro de 1977.

“Estamos felizes pela conquista desse importante título. A torcida compareceu e esteve do nosso lado nessa caminhada. Foi uma grande alegria poder compartilhar esse troféu com eles e por fim a esse tabu que já nos incomodava. Mas a nossa meta não se encerra aqui. Projetamos o basquete do Palmeiras a horizontes ainda mais elevados e vamos trabalhar arduamente para conquistarmos o nosso espaço também na Liga Nacional de Basquete”, disse Ronaldo Aguiar Faria Jr., o Dinho, diretor de basquete do Palmeiras. 

Além do Palmeiras, XV de Piracicaba e Mogi das Cruzes/SaniFill, estão classificados para a disputa da Super Copa do Brasil, marcada para o mês que vem, e que dará duas vagas para a próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Na Copa Brasil Nordeste, o Sport foi o campeão e também entra na briga. Os representantes das outras regiões serão definidos no próximo final de semana. 

4 comentários:

  1. Nossa, o Palestra tem time de Basquete? pra mim eles tinham sido cancelado!!! Lembro do Pipoca jogando na Equipe Palestrina!

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Eles chegaram a ficar sem time, sim. Fizeram uma parceria com Araraquara há um tempo, mas não durou. Agora eles tentam retornar com força "própria", trabalho de formiguinha mesmo, passando por todas as etapas de "acesso". Já venceram a A-2 do Paulista ano passado, e se passarem pela Super Copa podem jogar o NBB.

    ResponderExcluir
  3. Os clubes brasileiros deveriam olhar para equipes como Milan, Barcelona e Real Madrid, que possuem times de basquete fortes, para tentar implantar ou adaptar a administração dos times de basquete deles.

    ResponderExcluir
  4. Verdade! O único time que se mantém atualmente é o Flamengo. Estou preparando uma reportagem sobre a relação basquete e clubes de futebol para o blog. Quando estiver no ar, te aviso para você dar uma olhada, João! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir