segunda-feira, 9 de julho de 2012

Joinville surpreende no NBB, e é eleito time mais interessante da última edição do campeonato

Por Milena Antunes
De Mogi das Cruzes

O resultado da última enquete da Seleção NBB/Basquete Notícia foi tão surpreendente quanto a campanha desta equipe no ciclo 4 da competição. Com 80% dos votos, o Cia do Terno/Romaço/Joinville foi eleito como o time que mais chamou a atenção do NBB.

A justificativa para essa vitória “tranquila” diante dos adversários está no poder de recuperação que o time teve. O Joinville é sempre figura presente nos playoffs do NBB. No mínimo, eles alcançam as oitavas de final. O problema é que houve um corte de verba antes do início da temporada, e poucos acreditavam que os catarinenses pudessem contornar a situação, e repetir o desempenho dos anos anteriores. Aconteceu justamente o contrário. 

Shilton e Kojo foram destaques nas estatísticas individuais
Forte no coletivo, e com trabalho muito elogiado do técnico José Neto (contratado recentemente pelo Flamengo), o time fez justiça ao termo “aproveitar o fator casa”. Em Joinville, a equipe perdeu apenas 5 das 19 partidas, todas para os elencos mais fortes da competição – Flamengo, Pinheiros, São José e Brasília. 

Na fase de classificação, os catarinenses passaram em 8º, com 14 vitórias em 28 jogos. Nas oitavas de final, tiveram a vantagem de decidir em casa, e venceram uma série apertada contra a Winner/Limeira por 3 a 2.  Nas quartas, o desempenho foi surpreendente: a equipe abriu 2 a 0 contra o Pinheiros/SKY, venceu jogo em São Paulo, mas os paulistas conseguiram – com trabalho – reverter a situação e fechar a série em 3 a 2.

Individualmente, o Joinville também teve alguns destaques. O armador Kojo chamou a atenção principalmente pela agilidade, e foi um nome muito comentado nos bastidores do mercado de transferência. Já o pivô Shilton, mesmo sendo um dos jogadores mais baixos da posição, ficou entre os cinco melhores reboteiros do ciclo 4, com média de 7,11. 

Campanha

Fase de classificação
8º - 42 pontos em 28 jogos (14 vitórias e 14 derrotas)

Oitavas de final (Joinville x Limeira)
Limeira 77 x 69 Joinville
Joinville 89 x 84 Limeira
Joinville 88 x 69 Limeira
Limeira 102 x 74 Joinville
Joinville 86 x 78 Limeira

Quartas de final (Pinheiros x Joinville)
Joinville 96 x 80 Pinheiros
Pinheiros 68 x 74 Joinville
Pinheiros 80 x 69 Joinville
Joinville 71 x 77 Pinheiros
Pinheiros 73 x 63 Joinville

Estatísticas
Kojo – 4º melhor em assistências, com média de 4,90; líder em lances livres , com média de 5,74; e 2º em roubos de bola, com média de 2,10.
Shilton – 4º melhor nos rebotes, com média de 7,11 

Nenhum comentário:

Postar um comentário