segunda-feira, 14 de maio de 2012

Despedida: Hélio Rubens não é mais o técnico de Franca

Por Milena Antunes
De Mogi das Cruzes*

O técnico Hélio Rubens anunciou, nesta segunda-feira (14), que não seguirá como treinador do Vivo/Franca. O anúncio marca a despedida de um dos maiores símbolos do basquete francano, após quase 50 anos de trabalho junto à equipe.

“Encaro como uma missão cumprida. Foram 50 anos dedicados ao basquete do país. Tive a honra de ter participado de todos os títulos do basquete de Franca, que hoje é considerada a capital do basquete”, disse o treinador.
Hélio Rubens deixa Franca após quase 50 anos de trabalho.


Hélio Rubens se afasta da equipe acumulando dois importantes recordes: é o técnico que mais vezes dirigiu um time no NBB - em 137 duelos - e o que mais vezes venceu na competição - 81 triunfos.  Em Franca, a história do agora ex-técnico se confunde com a evolução da equipe no basquete nacional. Durante o tempo em que atuou como jogador e como comandante, as conquistas incluem dez títulos nacionais, e um vice-campeonato mundial, em 1975, como jogador. 

Na Seleção Brasileira foram três medalhas em Campeonatos Mundias, todas como atleta. Foram dois bronzes, em 1968 e 1978, e uma prata, em 1970. Como treinador disputou doze competições oficiais em duas passagens, a primeira de 1989 a 1990 e a segunda de 1997 a 2002. Comandou a Seleção em três Mundiais (1990, 1998 e 2002) e foi campeão Pan-Americano em 1999.

No ano passado, Hélio Rubens foi vice-campeão do NBB e ficou com o troféu de Melhor Técnico da temporada. De lá para cá, o desempenho da equipe de Franca caiu, e os resultados também não tem aparecido. Campanhas abaixo do esperado no Estadual, Jogos Abertos, e no próprio NBB - Franca ficou apenas em 10º na temporada regular e caiu nas quartas por 3 a 0 contra São José - já sinalizavam uma crise, que culminariam em mudanças drásticas na equipe. 

Paulão Berger, seu auxiliar técnico, é o mais cotado para assumir o posto, embora nada esteja definido até as eleições do dia 16.

O ex-comandante divulgou uma carta (na íntegra abaixo) onde se despede da torcida e agradece pelo apoio de todos que o ajudaram neste longo período a frente do time francano.

Confira, na integra, a carta de despedida de Hélio Rubens

Ao finalizar o meu contrato com o Franca Basquetebol Clube, em 30 de junho próximo, estarei me desligando da função de treinador da equipe, deixando a diretoria à vontade para a contratação do meu substituto.

Depois de 24 anos como jogador e outros 24 como técnico, sinto-me honrado e orgulhoso por ter participado de todos os títulos conquistados pelo basquete desta cidade, notabilizada como a capital brasileira desta modalidade esportiva, justamente por ostentar o maior número de títulos conquistados na história do país.

Em verdade, essa longa e bem sucedida participação, eu tenho como o maior troféu da minha vida, seja pelo seu caráter afetivo, seja pela valorização profissional.

O meu agradecimento sincero e profundo e as minhas homenagens aos presidentes que se sucederam na vida do basquete de Franca, na pessoa do Sr. Juca Vilhena, o precursor desta gloriosa era. Todos eles se identificaram pelo ideal de servir à comunidade através do esporte, destituídos de quaisquer interesses particulares, pessoais ou políticos. 

Em especial, desejo invocar a memória do Prof. Pedroca, cujo espírito público, desprendimento, competência, impressionante capacidade de trabalho, idealismo e grande amor pela causa da educação e do esporte, foi para todos nós um exemplo de vida a ser seguido.

O meu agradecimento a todos os meus assistentes técnicos e jogadores que estiveram sob o meu comando e que demonstraram no seu desempenho o espírito de luta, obediência, determinação, disciplina, companheirismo, sempre na busca do melhor resultado.

Deixo o meu reconhecimento à importância dos meios de comunicação da cidade, quando voltados para a informação correta, com análises e críticas fundamentadas na verdade do esporte como lazer ao público e representação oficial do município.

O meu agradecimento a todas as entidades patrocinadoras do nosso basquete ao longo desses 50 anos, com as quais tive a honra de participar diretamente nas reuniões visando à confirmação dos contratos, na condição de avalista técnico das equipes representativas que se sucederam.

O meu agradecimento a nossa torcida, representada por toda a população da cidade. São milhares de torcedores que se identificaram com a equipe, sempre presente nos jogos, motivando a todos com sua vibração. Ao público, sempre foi dedicado o nosso trabalho.

O meu eterno agradecimento a toda minha família que, pelo seu apoio incondicional, muita paciência e compreensão, alicerçados nos conceitos da religião, da moral, dos bons costumes e alegria de viver, colaboraram decisivamente para o meu equilíbrio emocional no cumprimento da missão a mim reservada.

Por fim, esteja eu onde estiver, desejo do fundo do meu coração que seja mantida esta fantástica e inigualável tradição, assim como preservada a belíssima história do nosso basquete.

Abraço a todos,

Hélio Rubens


* Com informações na Liga Nacional de Basquete e do site oficial de Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário