sábado, 26 de maio de 2012

Campeonato de Basquete 3x3 chega a São Paulo para reunir jovens e democratizar a modalidade

Por Renata Kelly
De São Paulo

“Praticar esporte é mais do que investir no condicionamento físico, é contribuir para equilíbrio emocional e desenvolvimento educacional do atleta”, comenta a esportista e educadora física Andréa Mello. A afirmativa parte do projeto recém-inaugurado pelo Governo do Estado de São Paulo, A Copa São Paulo Basquete 3 x 3 .

O objetivo do campeonato é atrair os jovens de toda a capital para a modalidade e abrir a prática esportiva para os espaços públicos de laser. Os jogos começaram na última semana de maio nas três quadras de basquete do Parque da Juventude, localizado na zona norte, próximo à estação de metrô Carandiru.

Para Andréa Mello, a iniciativa governamental é excelente, pois os jovens das classes menos favorecidas, que não desenvolvem nenhuma prática esportiva, podem se inscrever no programa sem nenhum custo adicional, “Considero o projeto uma democratização do esporte”. Além da prática, os jogos são acompanhados de muita música e dança, no estilo hip hop característico da modalidade. Participa em São Paulo o DJ Deng Style, também conhecido por animar a torcida do Esporte Clube Pinheiros.

Apesar de estar sendo aplicado em todas as cidades cadastradas, São Paulo tem o maior número de praticantes. Os vencedores se classificarão no campeonato nacional das categorias sub 18 e +18 anos para ambos os sexos.  

A iniciativa surgiu após a criação das regras oficiais do Basquete 3x3 pela Federação Internacional de Basketeball (FIBA) e reconhecimento pela Confederação Brasileira de Basketeball (CBB). A final nacional no Rio de Janeiro é organizada pela FIBA e CBB.

Os jogos, que começaram no último dia 25, já estão sendo acompanhados pelas Liga Paulista de Basquete (LPB) e Associação Nacional de Basquete 3x3 (ANB3), criada especialmente para desenvolver o campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário