sexta-feira, 11 de maio de 2012

Virada histórica! Pinheiros bate Joinville e garante vaga na semifinal do NBB

Por Renata Kelly
De São Paulo

Marquinhos, do Pinheiros, no ataque
Noite histórica no ginásio Henrique Villaboim em São Paulo. Pinheiros/SKY bateu nos catarinenses  da  Cia.Terno/ Romaço/Joinville por 73 a 63 na série melhor de cinco das quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). A vitória empurrou o Pinheiros para as semifinais e registrou a sua marca como o primeiro time a vencer a série nos três últimos jogos.   

Estádio lotado por torcedores das duas equipes. Os catarinenes enfrentaram extensa viagem de ônibus para ver o seu time duelar em quadra, e os paulistanos também combateram o engarrafamento pesado da região. Por esse motivo, a pressão aumentou. Os dois times concorriam a desejada vaga da semifinal.

A bola subiu uma hora antes do previsto. A partida teve adiantamento de uma hora para a transmissão televisiva. No início, o jogo estava nivelado tendo placar do primeiro quarto em 17 a 12 para o Pinheiros.  “Jogo de playoff é assim, disputado e difícil”, comenta o armador Paulinho Boracini, que deu mais velocidade a equipe ao entrar no segundo tempo. Marcou 13 pontos de vantagem e fechou o segundo quarto com 32 a 25.

A voz da torcida catarinense sumiu do ginásio durante a pausa. Crianças e adultos cantavam as marchinhas do Pinheiros junto ao mascote do time, a figura de um leão dançante em quadra. O terceiro quarto teve início com vantagem paulista de seis pontos. Joinville corria para alcançar o placar. “Parece que entregaram o jogo”, comentou o torcedor Mário da arquibancada. Placar fechado com 52 a 44 para o time paulista.

Chuva de prata sobre os vencedores
Último quarto, Pinheiros reforçou a defesa e logo de início registrou 59 a 47. Jogador caído em quadra, cobrança de falta, pausa para conversação. Pinheiros retornou a partida com o apoio fiel da torcida. Faltando menos de dois minutos para acabar o jogo, a equipe liderava o placar com 69 a 55. O confronto encerra com 73 a 63 a favor do Pinheiros. Chuva de prata caiu sobre os jogadores. Parecia até a final do campeonato. “Virada histórica para a gente e ninguém acreditava. Agora vamos comemorar!”, afirma o ala Renato.

Final do evento, todos gritavam e pulavam, crianças corriam pelo ginásio. Pelas escadas desceu escondido o técnico Cláudio Mortari, em direção ao vestiário, com expressão de alívio. “Primeiro jogo de basquete que vim na vida e achei muito louco”, comenta Daniel Rodrigues. Agora, resta ao Pinheiros se preparar para o próximo confronto das semifinais, contra o Uniceub/BRB/Brasília.


O blog Basquete Notícia preparou  um vídeo especial!


Confira entrevista exclusiva com o ala Renato, do Pinheiros, sobre o resultado do jogo de hoje, contra o Joinville, e as expectativas que o jogador possui para as semifinais contra o time de Brasília.


                                          Produção: Renata Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário