sábado, 5 de maio de 2012

Estréia em dose dupla: São José é o primeiro nas semifinais do NBB


Por Milena Antunes
De Mogi das Cruzes*

O São José/Unimed/Vinac é o primeiro semifinalista do Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe venceu o Vivo/Franca por 94 a 80 e fechou a série melhor de cinco por 3 a 0. Além de ser o único classificado até agora, essa é também a primeira vez que os joseenses chegam até as semifinais do campeonato. Cia do Terno/Romaço/Joinville e Flamengo tiveram a chance de fechar a série nesta rodada, mas perderam, e vão para a quarta partida. No primeiro jogo entre Uniceub/BRB/Brasília e Itabom/Bauru, os atuais campeões saíram na frente - 80 a 76.

Murilo foi o destaque do São José com 29 pontos, e 11 rebotes.
A classificação do São José não foi surpresa. Jogando em casa, a equipe fechou apenas um dos quartos atrás do time de Franca, e soube administrar a vantagem para fechar o placar por 94 a 80. O destaque do jogo foi o pivô Murilo. Ele teve um aproveitamento fantástico nas bolas de três pontos – acertou cinco em cinco tentativas. Esse desempenho fez do jogador o cestinha da partida com 29 pontos, e ele ainda chegou ao duplo-duplo com 11 rebotes. Com o resultado, o São José, além de conquistar um feito inédito, já que nunca tinha passado das quartas de final no NBB, ainda desponta como favorito ao título. A campanha, por enquanto, é impecável – o time foi líder na temporada regular, e é a única a fechar essa série de playoffs sem nenhuma derrota.

Isso foi possível porque Pinheiros/SKY e Uberlândia venceram e se mantiveram vivas na competição. Foram dois jogos de tirar o fôlego do torcedor. Em São Paulo, o Pinheiros tinha a chance de se recuperar, em casa, das últimas duas derrotas. Só que o Joinville entrou bastante concentrado na partida, e contou com os erros do anfitrião para abrir diferença no placar. Até o terceiro quarto, o Pinheiros ainda estava atrás. A virada veio apenas no último período, com boa atuação de Bruno Fiorotto e Figueroa – 80 a 69, e sobrevida para os paulistanos.

Já o Uberlândia conseguiu uma vitória ainda mais importante. A equipe também perdeu os dois primeiros jogos para o Flamengo. Um em Minas, e outro no Rio de Janeiro. Mesmo com a pressão da torcida adversária, os cariocas não conseguiram impor vantagem. A partida, como já se tornou marca desse confronto, foi equilibrada desde os segundos iniciais. As equipes se alternavam na liderança do placar. Tanto que o primeiro tempo terminou com vantagem de apenas dois pontos para os mineiros – 30 a 29. No retorno, o Uberlândia conseguiu se consolidar no placar, e abriu diferença aos poucos para vencer por 77 a 60. Destaque para o ala/armador Robby Collum, da equipe mineira, que foi o cestinha do jogo com 25 pontos.

No outro confronto dos playoffs, Brasília e Bauru se encontraram pela primeira vez. Fora de casa, os atuais campeões do NBB não se intimidaram e abriram larga diferença. O primeiro tempo terminou em 40 a 35. Na volta, Bauru entrou com atitude diferente, e trabalhava mais a posse de bola. A estratégia deu resultado, e, no último quarto, a partida estava empatada – 68 a 68. Com menos de 1 minuto para o fim do jogo, dois lances livres de Alex e uma bandeja de Guilherme Giovannoni puseram os brasilienses com quatro pontos de vantagem que garantiram a vitória fora de casa. Final de jogo 80 a 76 para Brasília.

Próxima rodada
O São José folga até o início das semifinais. Na segunda-feira (7), Brasília e Bauru jogam às 20h00, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Na terça (8), rodada decisiva. O Joinville recebe o Pinheiros às 19h00, no Centreventos, com transmissão ao vivo pelo Sportv. Às 20h00 tem Uberlândia e Flamengo, no Uberlândia Tênis Clube, e às 21h00, Brasília e Bauru se encontram novamente no Nilson Nelson, também com transmissão ao vivo.

 *Com informações na Liga Nacional de Basquete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário