quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cidade relembra doze anos da morte de Milton Olaio Filho, ex seleção brasileira, com Torneio Eletrobrás

Por Renata Kelly
De São Paulo

Milton Olaio Filho, vestindo a camisa 13 
Há exatamente doze anos o país perdia um dos seus principais jogadores de basquete masculino. Milton Olaio Filho, conhecido como Miltinho, além de representar o país em jogos olimpicos, também atuou por muitos anos em times do interior paulista. No aniversário de dez anos de sua morte, a cidade São Carlos, interior de São Paulo, decidiu homenageá-lo dando o seu nome ao ginásio municipal, que hoje recebe campeonatos nacionais e internacionais de todas as modalidades.

Miltinho foi um excelente cestinha da seleção e ajudou o país a conseguir o segundo lugar no campeonato mundial de 1970. Iniciou a sua carreira no tradicional clube da cidade, o São Carlos Clube, e depois emigrou para a equipe de Franca. Fato curioso na época é que o time recebia muitos parentes como jogadores, e Miltinho jogou ao lado do seu irmão mais velho, José Luís Olaio, que também representou a seleção. Depois, foi convidado a jogar na equipe do Palmeiras e terminou a sua carreira no time de Franca. 

Apesar de ser um jogador profissional, Miltinho era formado em engenharia química e trabalhava como administrador de empresas, economista e educador físico. Casou-se com a senhora Leisa Olaio e viveu, até o fim da sua vida, na cidade de São Carlos. Após doze anos de sua morte, a cidade faz relembrarmos a trajetória do jogador, recebendo os jogos amistosos do país, no Torneio Eletrobrás, no Ginásio Milton Olaio Filho. São Carlos também recebe o conterrâneo Nenê, que hoje veste a mesma camisa de Miltinho, a número 13. 

O Ginásio Milton Olaio Filho antes de passar por reformas
Ginásio Milton Olaio Filho - A arena tem a capacidade de receber 8 mil pessoas, num espaço de 10 mil m², e dispõe 2.300 cadeiras e cabines de rádio e televisão. Graças ao investimento, o ginásio foi o escolhida para sediar os jogos amistosos, que também servem como treinos pré-olímpicos. No ano passado, a fim de atender um pedido da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), os dirigentes realizaram uma reforma do piso e padronizaram as marcações da quadra. Agora, a área do garrafão, antes em diagonal, está quadrada e de acordo com as utilizadas nos jogos da NBA.


Atualizado em 03/07/2012, às 15h30. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário