sexta-feira, 29 de junho de 2012

"É isso mesmo, sou um Celtic!", diz Fab Melo após escolha no draft da NBA

Por Milena Antunes
De Mogi das Cruzes

Jogador se destacou por Syracuse na última temporada
A noite de ontem começou com expectativa de dois brasileiros na próxima temporada da NBA, mas apenas um foi escolhido no draft, o tradicional recrutamento de atletas universitários dos Estados Unidos. O pivô Fabrício Melo, conhecido como Fab Melo, foi selecionado na 22ª escolha pelo Boston Celtics, maior campeão da história da NBA, com 17 títulos. Já o armador Scott Machado, mesmo com as apostas em alta, acabou sem time.

Pelo twitter, o jogador não escondeu a felicidade pela conquista da vaga. "É isso mesmo, sou um Celtic! Me sinto muito bem. É hora de celebrar com a família", comentou em sua página pessoal.

Com essa escolha, Fab Melo se tornou o 10ª brasileiro selecionado no draft da NBA. O último que conquistou uma vaga no melhor basquete do mundo foi Paulão Prestes, selecionado pelo Minnesota Timberwolves, mas que preferiu mudar de país e seguir no basquete espanhol para ganhar amadurecimento. Hoje ele está na Lituânia.

Na seqüência de escolhas, Melo ficou em terceiro lugar entre os brasileiros. Apenas Nenê Hilário (7ª pelo New York Nicks em 2002) e Rafael Babby (8ª pelo Toronto Raptors em 2004) foram selecionados em posições superiores.

Fab Melo atuou por dois anos pela universidade de Syracuse e teve média de 7,8 pontos, 5,8 rebotes, 0,7 assistências e 2,9 tocos por partida na temporada 2011/12 do basquete universitário. O jogador apresentou uma boa porcentagem de acertos de arremesso, com 56,6%, mas seus pontos fortes são na parte defensiva. Em junho, ele foi chamado para a seleção brasileira para disputar o sul-americano. No entanto, o jogador teve de abrir mão da convocação para poder participar do draft. Caso não seja emprestado, Melo chega para ser opção no garrafão da franquia de Massachusetts, que ainda não renovou contrato com o veterano Kevin Garnett.

Atualmente, os jogadores  brasileiros na NBA são Nenê Hilário (Washington Wizards), Leandrinho Barbosa (Indiana Pacers), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs).

Veja qual foi o destino dos jogadores brasileiros escolhidos no draft da NBA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário